Nicho de Mercado | O que é Nicho de Mercado?

Nicho de Mercado | O que é Nicho de Mercado?

Nicho de Mercado | O que é Nicho de Mercado?

Você está começando no mundo do marketing digital e já ouviu falar sobre nicho de mercado mas não sabe ainda o que é isso e como definir o seu? Hoje vamos desvendar esses mistérios para você!


Certamente você já teve contato com algum conteúdo de marketing que aborda a importância de ter um nicho de mercado bem definido para ter sucesso no mundo online seja com qualquer metodologia.

Porém nem todo mundo consegue entender o que é o Nicho de mercado e porque ele é considerado tão importante, a ponto de ajudar a designar o sucesso ou o insucesso de um projeto online.

Vamos aprender mais sobre Nicho de mercado, eu espero que depois desse post você saiba certinho do que se trata e consiga inclusive definir ou redefinir o seu!

O que Significa Nicho de Mercado

Nicho de mercado é a segmentação que você escolhe trabalhar. É como se fosse uma pasta no seu computador que quando aberta tem muitas outras relacionadas e organizadas de acordo.

Quando temos um nicho definido fica bem mais fácil trabalhar, pois você passa a conhecer as dores do público que deseja atingir, tornando mais certeira a sua estratégia, seja ela de crescimento, vendas ou qualquer outro tipo de conversão.

Nicho de Mercado Exemplos

Supondo que você é uma pessoa que tem muito conhecimento sobre MODA, esse então seria o seu nicho e em cima dele é que todo o seu trabalho deve ser desenvolvido.

Agregado ao nicho de MODA podemos encontrar SUB NICHOS que são fragmentos mais específicos desse segmento maior.

Sabemos que o tema MODA é bem amplo e ele se subdivide em várias opções como:

  • MODA MASCULINA
  • MODA INFANTIL
  • MODA PRAIA
  • MODA PARA TERCEIRA IDADE


Entre outros ...

O que levar em Consideração ao Escolher o seu Nicho de Mercado


Uma vez que você tem bem definido o seu nicho, é importante também saber qual o sub nicho para que seu projeto tenha um direcionamento adequado.

Muitas pessoas questionam o potencial de sub nichar a sua estratégia, se apegando a números e abrangência.

Porém entenda que quem fala para todo mundo na verdade não fala para ninguém.

Imagina ai abrir um instagram e falar sobre diversos tipos de moda. E depois de 6 meses querer gerar dinheiro indicando produtos e se deparar com zero conversões!

Quando você fala sobre temas muito amplos você atrai pessoas de todos os tipo, logo, quando você oferece produtos sejam seus ou de parceiros você não tem resultados, não consegue vender.

Então é melhor ter menos seguidores, menos acessos, menos alcance e ter ali reunido pessoas com alto potencial de engajamento, de compras, que você conhece, sabe as dores, sabe as soluções e aos poucos vai apresentando de uma em uma.

Nichos de Mercado em Alta

- Contabilidade Ambiental
- Academia para terceira idade
- Adestramento de Gatos
- Idiomas: chinês, espanhol
- Vegan
- Arquitetura Inclusiva
- Bariátricos
- Alimentação 100% natural
- Orgânicos
- Renda Extra

Nichos de Mercado Lucrativos

- Dieta e Saúde
- Relacionamento
- Dinheiro Online
- Negócios Digitais
- Investimentos
- Desenvolvimento Pessoal
- Finanças e Investimentos
- Redes Sociais 

A importância da Sustentabilidade

Quando estamos montando um negócio online, um perfil no instagram, canal no youtube, que tenha como finalidade tratar sobre um nicho e posteriormente ganhar dinheiro com esse espaço é imprescindível analisar a sustentabilidade do nicho.

Mas o que isso significa? Não basta escolher um nicho que você gosta, que você se identifica.

É preciso que ele tenha um tamanho e uma conexão com sub nichos que te permita gerar conteúdo e valor para seus seguidores sem limites.

Imagina ai não ter tema para postar porque você já gastou tudo!

Então escolha algo que você se identifica, que seja vendável e seja também sustentável.

Espero que tenha curtido as dicas e de uma vez por todas tenha entendido o real significado de nicho, qual a importância dele dentro do seu processo de posicionamento de mercado e o potencial de conversões que uma boa escolha pode te trazer!

Beijos
Thais.

Nenhum comentário

Postar um comentário